11 de out. de 2012

O Baile na Francônia


Uma das especialidades da Tanzelmusi é o repertório de música da Francônia. 

A Francônia é uma região localizada no norte da Baviera. Tem em sua música e dança algumas formas peculiares que a identificam e marcam presença ainda na atualidade.

Seus bailes acontecem com a música sendo tocada em tours formados sempre por uma sequencia de valsa, Rheinländer e Schottisch


Os dançantes se dirigem à pista e dançam o tour completo. Entre uma música e outra caminham de braço dado com o parceiro aguardando a próxima dança. A dança é muito organizada, todos dançando no círculo, formando círculo concêntricos quando necessário. 

Ao final do Schottisch os músicos tocam um acorde que finaliza o tour. Pode neste momento acontecer uma pequena brincadeira entre os músicos e os dançantes. 
 
Se, antes deste acorde finalizador, algum dos dançantes que se encontra na pista chamar em voz alta “Züpferle!!”, os músicos tem a obrigação de tocar mais uma música. Esta será sempre um Dreher, música rápida na qual os pares vão rodando na pista com o giro de três passos, marcante desta região. 

A brincadeira pode se repetir por várias vezes, enquanto algum dos dançantes conseguir ser mais rápido que os músicos. Para impedir que tenham que tocar mais um, os músicos podem usar estratégias como tocar um Dreher muito longo ou aumentar o andamento do mesmo para cansar os dançantes ou ainda toca-lo muito curto surpreendendo os dançantes desta forma.
Uma vez finalizado o tour, com ou sem Dreher, os dançantes deixam a pista e os músicos tem um pequeno intervalo. Quem determina o fim deste são novamente os dançantes, se dirigindo à pista e caminhando em sentido de dança. Este é o sinal de que querem dançar e os músicos precisam retomar o trabalho.

Para nós que estamos acostumados com um forma diferente de baile poderia ser um desafio dançarmos em tours. Quem sabe em uma apresentação da Tanzelmusi teremos oportunidade de tentar esta forma de baile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário